Resenha Teatro Selena

12:58


Desde que Teatro Selena foi lançado, eu fiquei admirada com a capa, com o fato de a história se passar em um teatro e com o tom de mistério e fantasia na sinopse, por isso, perturbei o Michael para entrar em contato com os autores para que eu pudesse resenhá-lo. Foi uma honra, além do mais, recebi o exemplar cheio de mimos fofos. Muito obrigada. 

O misterioso teatro Selena abre as portas à procura de talentos que deem vida ao teatro. De tempos em tempos, faz audições para recrutar os melhores talentos que puder encontrar. Pessoas com capacidades de canto, dança e instrumentais. Mas acima de todos esses cargos, está o Grand Coryphe. Aqueles que dão energia para manter Selena sempre vivo e interessante. Erika Isoni é uma garota sonhadora que ama dançar e cantar, mas que tem uma doença rara que a impede de fazer o que mais ama se não tem uma parada cardíaca, decide fugir das “paredes brancas” – seu isolamento do hospital –, se depara com o teatro e se arrisca a fazer uma audição. Erika é o que o Teatro procura a muitos anos. Mas o que será que acontecerá com ela? Selena é um teatro normal? Fantasia, comédia e muito mistério te aguardam nessa incrível história.


Título: Teatro Selena - Autora: Domnall September
Editora: Young Skoob: Adicione Ano de Publicação: 2016


Erika Isoni é uma jovem de 17 anos que vive no hospital por causa de uma doença cardíaca. A mocinha não pode fazer atividades físicas ou se estressar porque seu coração, levando-a ao médico com frequência. Nos últimos tempos, a sua verdadeira moradia é lá, entre as paredes brancas e sem vida. Sua mãe é a pessoa que não a abandona, largando todos os seus sonhos para cuidar da filha em tempo integral até que Erika não aguenta e decide fugir.


É nesse momento que ela encontra o Teatro Selena e o lugar está com as vagas abertas. Erika decide participar da audição, mas durante sua apresentação passa mal e acorda novamente no hospital. Tinha acabado de passar por uma cirurgia. Sua mãe estava tricotando um cachecol azul para a filha quando o médico a chama. Sozinha no quarto, Erika recebe a visita de um dos membros de Selena com o aviso de que ela foi selecionada. Porém, a mocinha se recusa a ir fazer uma nova audição por bem, deste modo, acaba sendo obrigada quando o rapaz incendeia o hospital, matando todos, inclusive a senhora Isoni. 

Ele tem uma condição. Caso Erika seja aprovada na segunda audição e se junte ao Teatro Selena, a explosão não terá passado de uma mentira e sua mãe voltará a viver, entretanto não se lembrará da filha.

Após ser levada ao Teatro, o maior desejo de Erika é ser aceita na audição, afinal, quer que sua mãe volte, porém nem todos estão felizes com a chegada da jovem. 

"Estamos todos ansiosos por sua apresentação. Atenciosamente, a administração. - Sacudiu a cabeça, agora que a ansiedade começou a lhe dominar. Felícia não estava mentindo. Todos pareciam estar agitados porque ela estava lá, ainda que tivesse certeza de não ser nenhuma artista a nível internacional. Até parecia que estavam procurando algo mais que seu mero talento no palco..." 

A administração do Teatro Selena quer Erika como a nova Grand Coryphe, a função mais importante nas apresentações. É um Grand Coryphe que precisa captar as emoções da plateia e dar a eles o show que desejam, escolher o tema da apresentação, quem serão os membros a se apresentar. E algumas pessoas se irritam por Erika ser a escolhida para tal função.

A partir daí a trama começa a se desenrolar, sendo passada quase que exclusivamente no Teatro e isso não é uma crítica, pois o local é muito interessante. Conhecemos diversos personagens e mesmo os secundários aparecem bastante, o que achei bem legal. Neste quesito gostei bastante da Felícia, a serviçal da Erika. No teatro, cada membro tem seu funcionário particular, aquela pessoa que será responsável por decidir suas roupas, preparar seu banho, levar seu café, agendar seus eventos, ou seja, praticamente tudo. São eles que escolhem a quem servir durante as audições, com exceção de Felícia que foi enviada pelo administrador para ser a ajudante da Erika. 

 "-Boa noite, senhoras e senhores. Eu sou Erika Isoni, aquela que irá lhes trazer o deleite da arte em suas variadas formas. Esse é o espetáculo 13 da temporada verão. Bem vindos a Selena!"

A Felícia é muito boazinha, gentil, preocupa-se verdadeiramente com a Grand Coryphe e gostei bastante da relação que as duas construíram. Gostei muito da Rosa também, a moça que toca flauta para as plantas do jardim de Selena. Gostei muito dela, ouviram, autores?!



No quesito romance, posso dizer que os autores me iludiram de uma maneira muito cruel. Shippei com todas as minhas forças a Erika com um personagem específico, porém tenho a impressão de que errei muito, pois ele sumiu do mapa. 

"A garota arregalou os olhos, tão rubra quanto poderia estar, fosse pela proximidade em que falara com ela, fosse pelo seu tom de voz, fosse até pelas palavras um tanto atrevidas que saíram da boca dele."

Quase no final do livro, surge outro homem com o qual achei que a Grand Coryphe combinava, entretanto senti uma relação maior de amizade do que de interesse amoroso. Veremos se esse sentimento crescerá. 

"-É engraçado porque sinto o mesmo por você. É como se você fosse minha outra metade e..." 

Assim que passa na audição e se junta ao Teatro, a vida de Erika muda completamente. É como se existissem duas: a antiga e a atual. A atual não possui mais problemas cardíacos e, por isso, acaba sendo mais forte e se sentindo mais capaz de suportar dificuldades. 

"- Essas dores que você sente nesse instante, não existem mais. Seu corpo não é mais o corpo que você tinha antes. Você é uma nova pessoa. Essa dores ficaram em seu antigo corpo, em sua antiga vida. Agora, você está em Selena, onde todos os sonhos podem e irão se tornar realidade. Acredita em mim? Acredita em você mesma?"  

Ela recebe um treinamento muito criativo, condizente com o livro, engraçado e que prende bastante a atenção do leitor. Quase devorei as páginas nestes pedaços. Deste modo, é possível acompanhar a evolução da personagem. 

"-Estou achando que você devia deixar o trabalho de Treinador e virar um barman em tempo integral. - Apanhou a bebida nas mãos e olhou para ele. - É seguro, né? Essa cor aqui está me assustando. 
- Acha que eu fiz xixi dentro do copo? - Ele perguntou em sua voz de sempre e ela disparou a rir."

Mas isso é o que eu posso realmente contar. Há muito por trás de Selena. Lá os membros se curam. Lá há pessoas que nasceram em séculos passados. E as apresentações não são o que parecem, você vai com certeza ficar chocado quando souber o segredo por trás das pessoas sentadas naquela plateia. Há intrigas, competições, magia, romance, e o mistério que passa diretamente do teatro para as páginas do livro. 

"Um Grand Coryphe deve satisfazer seu público, deleitar seus olhos, surpreender todos os seus sentidos e, ao final, cobrar o devido ingresso: ..."  

Fiquei bastante curiosa com o final. Por ser o primeiro livro, notei que os autores deixaram alguns ganchos preparados para a continuação e gostaria de saber o que planejam. O meu primeiro shipp retornou, o que me deixou levemente esperançosa, mas dividida porque acabei me afeiçoando ao outro também. Espero que no 2 os segredos de Selena sejam mais explorados. Não de uma vez só, mas quero saber mais sobre o Teatro. 


Quanto à diagramação quero dizer que a editora Young arrasou. Estão de parabéns. As páginas possuem as laterais acinzentadas, todo início de capítulo possui a foto da personagem presente na capa com o título e um verso relacionado ao que será tratado. Há pequenos erros de revisão, mas sinceramente nada que atrapalhe a leitura. 


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

9 comentários

  1. Oie
    Não conhecia o livro, mas o enredo parece ser muito bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uau, parece ser bem instigante essa história.. gostei dos seus comentários sobre a obra. Estou com vontade de ler. Já coloquei na lista :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Kate
    Adorei seu post. Tenho muito interesse de ler o livro! ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    A capa desse livro sempre me chamou atenção, gostei muito da premissa.
    vou colocar na lista de leituras futuras.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro mas fiquei maravilhado com a resenha, fiquei com muita curiosidade com esse livro =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kate!
    Eu só a dona de shippar tudo errado hahahahha
    Eu sou apaixonada por essa capa e depois dessa resenha fiquei com mais vontade de conferir o livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Katerine!
    Eu não conhecia o livro e achei muito legal e doida essa premissa. Parece uma loucura que só, mas uma loucura boa haha
    Eu tenho certeza que se ler, também vou shippar com ela com a pessoa errada, porque eu SEMPRE faço isso hahahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kate

    Shippar com o personagem errado, quem nunca? Hahaha
    Achei o enredo bem rico, com personagens bem diversificados, mas não curto muito o estilo por isso dessa vez vou deixar a dica passar! ;)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Kate que resenha maravilhosa!
    Sou louca para ler esse livro desde que vi a capa linda e confesso que ainda não tinha lido nenhuma resenha ainda... Nossa, agora ele já está na minha WishList <3

    ResponderExcluir